Leopoldo Martins nasceu em Belo Horizonte, MG, Brasil em 1961. Na infância, nas horas livres, gostava de desenhar e brincar com argila. Os desenhos recortados, dobrados e colados se transformavam em objetos, maquetes e projetos. As primeiras experiências com a tridimensionalidade surgem assim, naturalmente, de forma lúdica, divertida e despreocupada. Cada vez mais atraído pela possibilidade de capturar, através do traço, a essência das formas transformando-as em objeto de desejo, dedica-se ao design de joias, agora, com o olhar mais apurado e refinado. Esta experiência forja sua identidade criadora caracterizada pela limpeza do traço, o poder de síntese, o corte preciso. A simplificação da forma é a sua assinatura.
A amizade com Sonia Ebling redireciona sua voracidade produtiva, causando a mudança de expressão. Leopoldo começa a esculpir. Fascinado pela natureza e atraído pela força, movimento e sensualidade dos grandes felinos desenvolve uma série de esculturas destes animais consolidando definitivamente a opção pela Escultura como forma de expressão.
Em 2003 expõe "Os Grandes Felinos" no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro/RJ.
Em 2009 lança, no Museu Inimá de Paula em Belo Horizonte/MG, o livro “A Invenção da Semelhança” juntamente com uma grande exposição onde mostra um recorte de sua trajetória artística, começando pelo design de joias até as grandes esculturas de felinos em mármore, bronze e hortoftálica.
Ainda em 2009 participa, como escultor convidado, do Salon Du Louvre, Paris/França. Expondo também em Londres/Inglaterra na Nayla Gallery. Neste mesmo ano, em reconhecimento ao seu trabalho, é laureado pela Academia Francesa de Artes, Ciência e Literatura; Paris/França com a Medalha de Prata.
Expõe em 2010 no Centro Cultural Christiane Peugeot, Paris/França; como artista de honra durante a exposição Internacional Animal Art. Na China, na Guangzhou International Luxury Exhibition, Guangzhou/China e na XIV Shanghai International Art Exhibition em Shanghai/China.
Em 2011 destacam-se duas exposições. No Centro Cultural Cloitre des Billettes, Igreja Luterana de Marais (individual); e a exposição no Jardim de Bagatelle a convite do Museu Montparnasse e do Espaço Cultural Frans Krajcberg em Paris/França.
Em 2013 Leopoldo Martins surpreende mais uma vez com seu estilo minucioso, criando um universo próprio ao lançar sua nova série de esculturas contemporâneas: “Musas”.